24 maio 2018

EU ME REINVENTO, TU TE REINVENTAS, ELE SE REINVENTA...por Sandra Schamas

Enquanto os mais jovens - ainda bem que nem todos - dormem nos assentos destinados aos idosos, gestantes e pessoas com deficiências físicas, os mais velhos - nem todos, mas a maioria - tenta ser gentil. Já vi senhores aparentemente de 80+, cederem seu lugar a uma senhora, talvez 70+. Já vi muitos se ajudando a subir e descer, principalmente daqueles ônibus mais antigos cujos degraus são uma verdadeira escalada. Cumprimentam-se, sorriem, fazem algum comentário banal. Há comunicação, notam a presença do outro, preocupam-se com aquele ser humano que está ali na mesma situação. Reclamam também, mas faz parte. Gosto mais de observar, mas quando instigada a interagir o faço de bom grado.

Ontem, em um percurso rápido, logo me sentei do lado do corredor, para minha comodidade, confesso. Uma senhora veio se sentar ao meu lado avisando que iria descer logo. Eu também. Me afastei para perto da janela e ela agradeceu se sentou; descobrimos que desceríamos no mesmo ponto. Assim a prosa começou.

Nilda, bonita e bem disposta, me conta que quer chegar logo em casa para cozinhar. Eu digo qualquer coisa a respeito de pensar o que fazer e ela prontamente responde que tem tudo programado na cabeça. Ok.

Conversa vai, conversa vem, acabou me contando sua vida. Após trabalhar 28 anos como secretária pessoal  aposentou-se, mas seu chefe não se acostumou sem ela. Continua trabalhando das 09h00 às 17h00, numa boa, pois está mais do que acostumada com a rotina. Porém, querendo aumentar sua renda, resolveu fazer refeições fitness criando um sistema que permite atender seus clientes de um dia para o outro usando whatsup. Congela os ingredientes, pois precisa de quantidade, e sabe exatamente preparar refeições por peso, em proteínas, carbo-hidratos, fibras, etc, conforme o pedido. Gostei da Nilda. Descemos juntas e pedi seu cartão. Não tinha, mas rapidamente me adicionou aos seus contatos e meia hora depois eu recebia seu menu prático, bem explicado e com valores.

Fiquei contente e surpresa ao ver tamanha eficiência e simplicidade. Sem dúvida, vou experimentar um kit fitness, com legumes, arroz integral, proteína, e tudo que eu preciso para  uma refeição balanceada e ainda ganhar de brinde 3 potes de feijão preto ou fradinho. Detalhe: ela entrega em casa.

Fico pensando que enquanto alguns fazem de tudo para complicar a vida, para dificultar qualquer movimento de mudança, outros se arriscam, tentam e se reinventam naturalmente.

Achei que valia a pena contar.

Nenhum comentário: