18 junho 2008

A turma do fundão

Somos da turma do fundão. Bagunceiros, indisciplinados , irreverentes, às vezes. Nossa mediadora cultural, Karin, tem uma postura democrática, nos deixa estrapolar. Nós extrapolamos.

Conseguimos uma unidade na diversidade. Falei bonito, mas é a pura verdade. Foi em certa aula na cozinha que o fenômeno ocorreu. Primeiro, descobrimos que a classe inteira é do fundão. Criamos o fundão redondo. Maravilha. Em seguida, foi um tal de revelar cicatrizes, internas e externas, visíveis e invisíveis, que eu acho que um pacto de sangue, sem querer, aconteceu. Agora não tem mais jeito, estamos unidos para sempre. Mesmo que não nos encontremos mais, cada um estará presente na vida do outro, unidos pelas “Memórias”. Seremos eternos escreviventes.

Top do Pop

Quando eu era menina, costumava passar pela Casa das Rosas e morria de vontade de passear pelos jardins. Ficava pensando como a casa seria por dentro, como seriam as pessoas, se havia crianças. Sonhava em entrar e conhecer cada detalhe. Mais tarde, fiquei com medo que a abandonassem como fizeram com outras belas casas na Avenida Paulista.

Muitas águas rolaram até que eu, um dia, batalhando mais um recomeço em minha vida e vendo os portões abertos, decido entrar. Era dezembro de 2004, o primeiro dia da Casa das Rosas como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Eu não sabia de nada, mas decidi entrar. Conheci tudo, até o sótão, inspiração de minhas fantasias de criança. Adorei. Quem sabe um dia eu faria parte daquele pequeno Shangrilá em plena Avenida Paulista.

Demorou, mas aconteceu. Quatro anos depois, soube dos cursos livres, me inscrevi e decidi que passaria meus sábados na Casa das Rosas. Apesar de saber mais ou menos o que esperar, me surpreendeu constatar que muita gente gosta de poesia, que as pessoas se reúnem para escrever e dizer poesia, que há cursos de qualidade, com professores competentes.

O casarão é top porque é o melhor, e talvez seja o primeiro e único, espaço público do país destinado à poesia. È pop porque agrada o gosto popular da cultura urbana.
Casa da Rosas é o top do pop!

2 comentários:

ec² disse...

a mas bagunceira falando.....vc que puxa a bagunça, todos quietinhos em nosso canto, chega tu, fazendo bagunça, ai não né???

heheheheheheheh

bjos

Karen Kipnis disse...

Oi San! Postarei este texto-elogio (obrigada em nome da Casa das Rosas) no blog do Escrevivendo Memórias também!www.escrevindomemorias.blogspot.com
bjkas e até,
KK