07 junho 2008

última de 1500

Sobre Praças

Praça, para mim, é a da República. Dos anos 60, de preferência. Era linda, arborizada, com aquela pequena ponte sobre o lago com peixinhos, patos e cisnes brancos. Gosto também da Fonte Milão São Paulo, que fica na Avenida República do Líbano, esquina com a Avenida IV Centenário. Logo a seguir, ainda na República do Líbano, uma micro praça com uma escultura do cedro do Líbano, um pouco antes do Clube Monte Líbano e do Clube Sírio. Sugestivo.

São Paulo tem centenas de praças, mas poucas, ou quase nenhuma tem aquele charme das praças do interior, aonde todos vão para ver e serem vistos. È uma pena, mas é o que temos. Se tivermos o hábito de andar só de carro, não poderemos apreciar o que a cidade nos oferece de bonito, porque a atenção é tanta, que se desgrudarmos os olhos da pista, um instante que seja, podemos causar um terrível acidente. Sem falar do enxame de motos e seus intrépidos motoqueiros, que invadem as ruas, velozes, arriscando suas vidas e a dos outros.

As grandes cidades nem sempre são bonitas, mas podem ter seu charme, ainda que escondido em recantos, à vista apenas de olhos sensíveis. Se sempre estamos protegidos dentro dos nossos carros blindados, com vidros escuros, como se eles fosse uma bolha inatingível, perdemos o sentido de que a cidade nos pertence. Perdemos o senso de cidadania. Por isso, deixe seu carro em casa, apenas por um dia, curta a sua cidade a pé, de ônibus , ou metrô e vá apreciar as praças da cidade e entender porque elas estão ali.

Um comentário:

ec² disse...

caramba.......
ainda bem que desistiu da oficina de cronicas.......pq você escreve bem pra caramba...........e minhas cronicas sendo as melhores do curso (modestia parte), seriam apenas mas uma qualquer apos a leitura da sua.......
como sempre você manda muito bem, impossivel competir com você, o certo mesmo é estar ao seu lado e aprender o maximo possivel.....