23 fevereiro 2011

Terceira idade

Terceira idade, melhor idade uma ova! Detesto esses rótulos politicamente corretos.O que acontece é que tudo mudou, atrasamos uma década.Os 40 de hoje correspondem aos 30 de algumas décadas atrás, os 50 correspondem aos 40 e assim vai.

Em meados do século XX, as coisas eram mais simples: éramos crianças até os 13 anos, adolescentes até os 18 e depois éramos adultos. Simples assim. Aos 50 ou 60 éramos velhos e pronto. Agora somos crianças, pré-adolescentes, adolescentes, jovens, adultos e  começa aquela coisa chata do idoso, da melhor idade, quarta idade e sei mais o quê.

Tenho 60, não me considero idosa, mas se estou na fila preferencial escuto lá do caixa alguém gritar: - A senhora é idosa? - Sou -  digo eu com o RG na mão. Mas juro...não me considero. Sou independente ao extremo, profissional autônoma, não tenho carro por me sinto mais livre, cuido do núcleo familiar, gosto de poesia, cinema, de estudar,  de dançar, de namorar. Acho estranho ter que ser idosa.

Só vejo uma maneira de definir minha idade: plagear Vanessa Redgrave e dizer que "estou na minha plenitude". Acho que é isso, vivo minha plenitude!

Nenhum comentário: