13 junho 2008

Concurso Literário Brava gente Brasileira em Terras Estrangeiras

"Meus queridos,

Vocês bem sabem que eu sofro de "Síndrome de Domingo `a Tarde" desde pequena e as imagens da minha infância em São Paulo, com tardes frias e cinzentas como hoje, passeiam pela minha mente como um filme em preto e branco: posso até ver você, papai, jogando cartas com a mamãe na sala de jantar e eu, sentada no tapete florido da sala de visitas, construindo cidades inteiras com as cartas de um baralho velho. Lembro-me muito bem que colocava carta por carta, pacientemente, olhando para a janela de vez em quando, para ver a garoa fria escorrendo pela vidraça. Eu prendia a respiração, com medo que meus castelos desabassem mas mesmo assim eles desabavam...várias vezes…e eu começava tudo de novo…carta por carta… Nós três ficávamos assim durante horas, quietos, esperando o domingo acabar. Só ouvíamos o plic-plac das cartas, o tic-tac do relógio, um carro passando na rua molhada e a sua tosse, papai.

Quando anoitecia, mamãe esquentava o macarrão do almoço na frigideira e comíamos com muito queijo ralado. O autêntico macarrão italiano da mamãe ficava ainda mais gostoso requentado. O Guaraná na mesa e o fim da sobremesa.

O silêncio...

O silêncio era quebrado por você, papai, que tomava café (e ainda toma, que eu sei!) fazendo um barulhão e deixando escapar um ahhhh... depois de cada gole. Mamãe, parece que estou vendo a senhora toda empertigada, com seu ar de desaprovação, acendendo um cigarro, séria e preocupada. A senhora ficava muito tempo assim, fumando e olhando para o nada, sempre preocupada...Eu ficava entre vocês dois, me enchendo de Guaraná e me afogando no silêncio.

Domingo `a tarde...

Hoje escrevo para vocês com saudades daquele silêncio, que queria dizer tanto... Queria dizer que vocês estavam ali, comigo, olhando meus castelos que duravam alguns minutos, mas que eram verdadeiros, lindos, no tempo em que estavam em pé. Quantos castelos desabaram. Hoje os castelos são outros, também desabam, mas vocês já não estão mais tão perto. O Guaraná é dietético e a sobremesa...fica para depois.

Estou planejando visitá-los no final do mês e gostaria de passar o domingo aí, com vocês. Quero comer o macarrão da mamãe e ouvir você, papai tomando café e fazendo muito barulho. Quero sabremesa com Guaraná natural, tudo muito doce e quero dizer o quanto eu amo vocês, meus queridos. Tenho certeza que a síndrome do domingo `a tarde, um dia vai passar.

Beijos e saudades da sua filha."

Ela dobrou o papel sem reler a carta, colocou no envelope e depois de deixar em cima da mesinha, foi para o quarto, arrastando a manta. Só dormiu bem mais tarde, quando seu rosto caiu cansado no travesseiro molhado de lágrimas salgadas.

2 comentários:

Karen Kipnis disse...

Sandra!!!!! Que coisa linda: escondendo o 'filet mignon'? Meu coração está apertado ...emocionante!
beijo da escrevivente,Karen

Blog da Bruna disse...

como é possível que eu só tenha descoberto o seu blog, e seu conteúdo tão "San", hoje visitando o blog das máscaras.....
Não entendo ainda direito como funcionam essas coisas, mas anteontem isto não estava lá. E é bom que fique, para que eu me emocione.Beijos BN